Notícias

SIMPATECTOMIA LOMBAR:
SIMPATECTOMIA LOMBAR PARA HIPERIDROSE PLANTAR

08 de maio de 2019

Hiperidrose primária (HP) ou essencial é uma condição clínica definida como sudorese excessiva (suorexagerado) que ocorre principalmente nas mãos, nas axilas, nos pés e na face, de forma simétrica, sendo sua etiologia desconhecida.

É um distúrbio crônico acompanhado de constrangimento pessoal, angústia e aflição social, podendo interferir nas atividades diárias e na qualidade de vida dos pacientes.

Tem prevalência relatada de cerca de 0,6% a 1% da população, sendo mais comum em adolescente e adultos jovens, existindo associação familiar em aproximadamente 12,5% a 56,5% dos casos.

Não existe diferença na incidência da HP em ambos os sexos, porém ocorre uma falsa impressão do predomínio entre as mulheres, pois elas procuram o tratamento com maior freqüência.

Quem sofre com a hiperidrose sabe que, mesmo em momentos que o corpo está em repouso, as glândulas são continuamente estimuladas, ou seja, o suor continua a ser produzido.

A hiperidrose plantar, pode levar a uma sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Dentre os vários tratamentos, o mais efetivo é a simpatectomia lombar, cirurgia recomendada para diminuir a hiperidrose plantar.

A cirurgia de simpatectomia

A simpatectomia consiste na interrupção cirúrgica de partes específicas do nervo simpático principal, da região lombar junto as vértebras lombares, geralmente realizada para tratamento do suor excessivo dos pés, costas e coxas.

Trata-se de uma cirurgia laparoscópica, de médio porte, feita sob anestesia geral. O nível da cadeia simpática em que a intervenção se dará depende do resultado visado.

A cirurgia tem duração de cerca de duas horas, é realizada com anestesia geral, em ambiente hospitalar e requer internação de no mínimo 24 horas. É recomendado repouso por cerca de uma semana.

Já foram tentados inúmeros tratamentos tópicos, locais, clínicos e psicológicos, porém todos são paliativos, com efeitos nulos ou temporários.

Atualmente, a simpatectomia lombar bilateral por laparoscopia (cirurgia minimamente invasiva) é o tratamento de escolha que fornece resultados duradouros (95% de resolução dos sintomas), sendo realizado mediante ressecção da cadeia simpática. Isso foi um progresso para o tratamento da hiperidrose plantar.

A hiperidrose compensatória é um efeito colateral altamente imprevisível cuja ocorrência depende do organismo de cada paciente.


ANTERIORPRÓXIMA TODAS

Consultório Moinhos

Av. Mostardeiro, 5 · Sala 1009
Moinhos de Vento
Porto Alegre · RS

51 989 273 324 51 3211 2117 VER MAPA

Consultório Menino Deus

Av. José de Alencar, 286
Hospital Mãe de Deus
Ambulatório de Especialidades
Menino Deus
Porto Alegre · RS

51 3230 6992 VER MAPA

Agendamento

Norberto Martins - Doctoralia.com.br

Vídeo em Destaque

Colecistectomia Videolaparoscópica

A Colecistectomia realizada de maneira efetiva e segura pela técnica videolaparoscópica.

ASSISTIR